domingo, 26 de fevereiro de 2012

A CULPA É DE DEUS ???



Jeremias 29:11
Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.

Analisando os planos que DEUS que são bons para conosco, como avaliamos as catástrofes do mundo.
1- Pode um DEUS como o nosso criar o homem e deixa-lo a morte, ao caos e a toda desgraça que há no mundo?
2- Pode o nosso DEUS ter criado o homem, e ser como os agnósticos dizem, nos deixou á devirá, e foi para longe e nos abandonou?
3- Pode por acaso DEUS, se esquecer do seu povo, de modo que em meio às tormentas, não lhe envia socorro?
4- Será que DEUS não ama sua criação de modo que não se compadeça dela?
Estas são algumas das perguntas que muitos fazem, sempre que estão passando por algumas situações; e por que será que eles sempre culpam a DEUS por isso? DEUS é o culpado mesmo??????
Será que DEUS tem culpa nas catástrofes do mundo? Nas suas dores? Nas enfermidades, na infelicidade de alguém? É DEUS culpado?????
Analisando sua palavra, encontramos vários versículos onde ELE nos fala do seu imenso amor por nós (EX: João 3:16, João 10:11, 1João 4:8...).
Jeremias profeta levantado por DEUS para pregar aos cativos babilônicos, pois Israel era cativo do povo babilônico, pois foram rebeldes e desobedientes a DEUS, por volta do ano 597 A.C, ele escreve para este povo dizendo: Olha eu conversei com DEUS e ELE me disse que os pensamentos que ELE tem sobre vocês são paz e não mal, e tem mais, ELE quer dar a vocês o fim que desejam ou escolhem,mesmo estando cativos é este o desejo de DEUS,
AGORA CABE A VOCÊS ESCOLHEREM.
Diante desta promessa que DEUS está fazendo ao seu povo, Por que muitos ainda sofrem; vamos lá, antes de entrar no texto deixa eu primeiro responder aquelas perguntas feitas no inicio:
-DEUS não deixou o homem ao caos e muito menos é culpado disso; Lamentações 3:39, diz que o homem não tem do que se queixar pois tudo isto lhe sobrevém por causa do seu pecado, então nem DEUS e nem ninguém é culpado daquilo que o homem passa;o pecado entrou no mundo através de adão e trouxe grandes consequências (Gn 3:7-19)
2°-DEUS nunca nos abandonou e nunca nos deixou só, e nunca nos abandonará e nunca nos deixará (Mt 28:20,Jo 6:37),JESUS NOS FEZ UM PROMESSA QUE ESTARIA CONOSCO TODOS OS DIAS DE NOSSAS VIDAS, quando nos reuníssemos em seu ELE estaria no meio de nós (Mt 18:20).
-É impossível esquecer-se de um filho seu, impossível mesmo, Isaias 49:15-16 ,diz que uma mãe que amamenta seu filho não o esquece jamais, mas, mesmo que esta mãe venha a se esquecer, DEUS diz que todavia ELE não se esquecerá de ti,ELE diz ainda que nos tem gravados nas palmas de suas mãos.
4°-O SENHOR se compadece sim de sua criação, ELE ainda tem compaixão da sua criação (Mc 4:38-39),em meio a uma tempestade os discípulos lhe clamaram e ELE acalmou a tempestade; ELE chorou pela morte de lazaro, sentiu a perda da viúva de naim... ELE ainda se compadece por nós.
                     Mas por que o homem ainda sofre????
Jeremias continua ainda ensinando ao povo e dizendo a eles o que DEUS queria deles; DEUS falou através do profeta: invoquem-me, venham A mim, orem A mim (Jr 29:12), mas o povo naquela época e assim como hoje, estão buscando outros deuses, buscando paz aonde não se acha (Jo 14:27), estão buscando outros métodos, e nunca estão indo onde deveria ir: BUSCAR A DEUS, ORAR A DEUS. DEUS está dizendo: busquem-me de coração e vocês me acharão (13), e diz mais: e eu os levarei de volta para a sua pátria. (14), ou seja, ELE está dizendo para Israel que os levaria de volta a sua terra de origem, iria tira-los da dor do sofrimento, e o levaria a um lugar de paz (Jerusalém, que quer dizer, lugar de paz), isto também DEUS nos oferece:
Em algo mais profundo DEUS não criou o homem para viver fora do jardim, onde não havia dor e nem sofrimento, mas o pecado fez com que fosse expulso de lá, ficando assim disperso, mas quando JESUS voltar, nos levará de volta para a nossa origem, do jardim de onde homem foi criado para viver (Ap 22).mas podemos comer o melhor desta terra se ainda quisermos (Is 1:19).
Mas muito ainda sofrem... Por quê? O mesmo Jeremias nos ensina algo tremendo no cap. 6:16 : ali diz o SENHOR:”pode-vos e no caminho e vede”-o Senhor convida o povo a andar no caminho e ver o quão maravilhoso é;e diz:”perguntai as veredas antigas qual é o bom caminho e andai por ele”-as veredas antigas são os profetas que DEUS usou e usa para alertar o povo, e todos eles sempre aprontam para um alvo: JESUS, o único caminho. E diz mais: ‘‘andai por ele e achareis descanso”.
-Todo mundo procura descanso, mas só achará se andar por esse caminho; e por ultimo diz: ”e o povo diz, não andaremos”- que triste resposta do povo, DEUS está ao povo solução para suas aflições, mas eles dizem: não queremos; DEUS quer oferecer o melhor para seu povo, e eles não querem...
Em Deuteronômio cap.30:1,15,19 e 20,DEUS está dizendo: EU dou duas opções a vocês: o bem e o mal, a vida a e morte, escolham; mas escolham a vida para que vivas.
Em Mateus 7:13-14, JESUS fala de dois caminhos para o homem escolher,um leva a vida e o outro a perdição.uma só escolha.
Qual é, pois o caminho, qual é, pois a vida; João cap. 14:6, 
JESUS DISSE: EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A VIDA .

AGORA MEU QUERIDO VOCÊ ESCOLHE QUE TIPO DE VIDA VOCÊ QUÉR
Jeremias diz que DEUS dará o fim de acordo com o que escolhermos; somente JESUS pode te dar paz, vida, tirar a tua aflição, acabar com teu sofrimento, não como Israel que decidiu não seguir pelo caminho,
ESCOLHA ANDAR HOJE PELO CAMINHO, e tenha vida e VIDA COM ABUNDANCIA.
 João 14:10.

Até a próxima Shalom Aleikhem (PAZ SEJA COM TODOS) Amém.
Autor: PR LAELSON CORREIA
Pr Laelson & Pra Silene

6 comentários:

  1. Infelizmente o homem se dirije a uma eternidade de escuridão com os seus próprios pés por ñ decidir em vida aceitar o Senhor Jesus. Tdo o q acontece no mundo é por consequência do pecado de Adão e Eva no Éden e assim sucessivamente de toda a raça humana até os dias hodiernos. Palavra profunda! Parabénss..! Se puder me seguir tb no meu Blog agradeço! lincolnlozer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este blog e seus estudos são uma tremenda benção de Deus para nossa nação. Conteúdo muito bom, extremamente edificante.
    Li, refleti, gostei, e indiquei. Abraço fraterno.
    A Paz de Cristo, e o Senhor vos prospere sempre a caminhada.
    Pr. Paulinho do Rio, Em Macapá, Amapá, Brasil.
    @Paulinho_do_Rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém querido.. Graças a Deus.. Ficamos feliz por ter recebido! AMÉM E QUE A SUA TBN EM DOBRO *** Abraços e fica na Paz. Pr e Silene

      Excluir
  3. O homem que questiona a Deus quando esta na prova é porque quando estava na bonanza não soube agradecer! Agradeça sempre ao Senhor, e por mais que façamos isso em todo tempo, mesmo assim estamos longe de agradece-Lo o quanto Ele merece! Deus não é culpado e sim o MOTIVO DE EXISTIRMOS! Paz

    ResponderExcluir