terça-feira, 28 de abril de 2015

o jardim do Senhor



Levanta-te, vento norte, e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim, para que se derramem os seus aromas. Ah! Se viesse o meu amado para o seu jardim, e comesse os seus frutos excelentes! (cantares 4:16)
o livro de cantares,traz uma narrativa,de dois personagens: o noivo e a sua noiva;em declarações amorosas,uma hora o noivo se declara,outra hora a noiva,faz sua sua declaração;ora bem sabemos que se trata de salomão e a sunamita;mas também,alguns estudiosos tratam este livro como uma figura de Cristo e sua noiva,que é a igreja.
partindo deste ponto figurativo quero trazer aos queridos irmãos uma visão que o Senhor assim me concedeu deste texto,uma imagem figurativa do noivo,da noiva,e do seu jardim;não vou falar de jardim aqui,mas de "um" jardim,da noiva que zela do seu jardim e do noivo que até sua noiva,e que vem visitar seu jardim.
esse noivo é Jesus,que confiou um jardim,que somos nós,nas mãos da noiva que é a igreja;que por sua precisa cuidar,tratar desse jardim para que ele venha a ser frutífero.devemos lembrar que quando falamos de jardim,esse conceito é muito diferente ao do oriente,nós do ocidente sempre temos como referencia de jardim,um espaço com flores das mais variadas,mas no mundo bíblico era diferente,o jardim era algo semelhante com um pomar,das mais variadas arvores frutíferas.ora,por se falar de jardim frutífero,devemos sempre lembrar do jardim,que o Senhor criou para ali colocar o homem que Ele criou,era frutífero,e de variadas arvores e frutos.esse era o conceito de jardim.
nesse jardim que Deus criou ele vinha toda virada da tarde para se encontrar com o homem,e ali papiar um pouco,colocar os assuntos em dia.(Gn 3:8),pois o jardim também servia de encontros entre reis e convidados,era lugar de se baquetear.
note que a noiva faz um clamor,e neste,ela faz uns pedidos:que venham os ventos norte,e sul,que se derrames seus aromas,para que venha seu noivo,e coma de suas delicias.podemos deduzir que a noiva dormia linda e maravilhosa,e de repente em uma linda manhã,ela desperta e percebe que seu jardim já não está mais florido,lindo e frutífero como era antes,mas ela recebe a noticia pelos mensageiros que o noivo está vindo para visita-la,e o que fazer,se o rei está se aproximando,e o jardim que lhe foi confiado,não está em boas condições...
queridos ultimamente temos visto um evangelho,difícil de ser engolido,de ser digerido...um evangelho onde tudo pode,e nada é limitado,um evangelho ecumênico,onde todos se misturam,e a figura central (Jesus) não importa,mas o que vale é o "amor e o respeito",onde salvação não importa mais,um evangelho que se proíbe falar de santidade e pecado,e os que assim falam,são taxado de santarrão,e são excluídos...esperamos que assim como a sunamita que despertou do sono,e percebeu falhas no seu jardim,assim também a noiva de Cristo se desperte e perceba a falha que ela está deixando no seu belo jardim,esta é a nossa palavra profética,que a noiva desperte e viva o evangelho autentico.
os mensageiros estão ativos e ainda avisando que o noivo está vindo,não desanimem mensageiros,continuem avisando que o noivo vem,até vermos a mudança,na noiva.
ela clama aos ventos que soprem no seu jardim,para derramar aromas...vento norte e sul,são ventos de níveis diferente...o norte é mais frio,e sul mais quente,e quando os dois se encontram a tendencia é se formar uma bela chuva,que irá prepará a terra para receber sementes que serão plantadas...sem contar que o vento quente,as vezes matam algumas plantas não muito resistentes...este vento representa o Espirito santo,está mais que na hora da noiva(igreja) passar a clamar pela ação do vento de Deus,deixar que esse vento traga aromas,que este vento venha matar o que não agrada a Deus,e produzir frutos para sua gloria,que sua chuva se derrame sobre a igreja em abundancia.
o Senhor visitava o homem no jardim todos os dias,hoje não é diferente,Ele visita sua noiva e seu jardim todos os dias,em que nos reunimos...e quando ele vem comer do fruto desse jardim,que fruto Ele acha em você...será que podemos ser como a sunamita,que diz:"ah se viesse meu amado"ou ainda não ?!,será que o Senhor dirá como o noivo do cap.5 :já vim,e colhi os frutos(acréscimo meu)"será que estamos prontos para receber os amigos do noivo (cantares 5:1).
que possamos ser o jardim perfeito do Senhor,com frutos excelentes (Gl 5:22-26),pois em breve os arautos do rei tocará sua trombeta,anunciando sua chegada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário